domingo, 17 de fevereiro de 2013

O paradoxo do horário de verão em nossas mentes

Com esse tema do horário de verão em voga, eu me deparei pensando em uma interessante situação. 
Quem nunca se empolgou ao ter que atrasar seus relógios em uma hora? Confesso que eu sempre me eriço nesses dias. Mas nós podemos avaliar esse paradoxo mais profundamente e descobrir o porquê disso. Muitos dizem que isso se deve ao ganho de uma hora extra no seu dia, que pode ser usada para qualquer fim. Mas eu acredito que a explicação vai além disso, algo mais intrigante.
Porque as voltas no tempo são tão exploradas em filmes? Porque o homem se perplexa com o tempo, algo intangível, imutável e eu diria, incompreensível. Ao atrasarmos nossos relógios, nós estamos moldando o tempo, mas na verdade, isso não passa de uma ilusão, já que alguns dias antes, nós adiantamos o mesmo em uma hora. É nessa ilusão que reside esse paradoxo e nós nos deleitamos, nos sentindo domadores do tempo. Mas o tempo permanece lá, inexorável.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário